Homens e mulheres já pagam quase o mesmo por seguro de carro

Para executivo de corretora online, igualdade entre gêneros nas faixas etárias mais jovens tende a igualar também o nível de risco e os preços

São Paulo – O desconto no preço dos seguros de carros para mulheres em relação ao preço pago pelos homens pode estar com os dias contados. Essa foi uma constatação da corretora online MinutoSeguros.com.br, que cota preços de seguros em 13 seguradoras. Segundo o sócio-diretor do site, Marcelo Blay, já é possível notar uma tendência na redução da diferença de valores cobrados a homens e mulheres de até 25 anos. Em algumas seguradoras, essa diferença é praticamente nula.

“Nós fazemos milhares de cotações por dia para tentar encontrar o melhor preço para o cliente. Começamos então a perceber que, do início do ano para cá, o comportamento dos preços de acordo com o gênero começou a mudar”, explica Marcelo Blay.

As grandes diferenças de preços entre os gêneros se deviam ao fato de os carros conduzidos por mulheres sofrerem, estatisticamente, menos acidentes, roubos, furtos e outros danos que aqueles conduzidos por homens.

Segundo Blay, as seguradoras que já incorporam a mudança estatística são as maiores, com base mais extensa de clientes. As seguradoras com menos clientes, por sua vez, ainda têm diferenças de preços significativas para homens e mulheres, pois demoram mais tempo para incorporar as mudanças comportamentais e estatísticas.

Fonte: Exame