Perguntas Frequentes - Auto
1O que é cotação de seguro auto?
É a pesquisa de preço realizada para saber qual o valor será cobrado pelo seguro. Para que se consiga uma cotação de seguro auto exata é preciso preencher um questionário que será utilizado para avaliar os riscos junto com marca e modelo do veículo. Essa cotação é feita com um corretor, empresa autorizada ou com a seguradora e não gera obrigação de nenhuma das partes.
2De que forma pode ser feita a cotação do seguro?
A cotação pode ser feita presencialmente ou online. No primeiro caso, a pessoa dirige-se até o local que ofereça o produto, porém isso demanda tempo.
Uma forma mais rápida de conseguir a cotação é de forma online. Basta preencher nosso formulário ( Acesse: Para Você /Auto ). Em pouco tempo serão enviadas propostas de diversas seguradoras que atendam o seu perfil com as informações necessárias sobre cada uma.
3Como é calculado o valor do seguro auto?
A valor do seguro auto vai considerar diversos fatores, como o perfil do motorista (idade, sexo, estado civil, etc.), situações de uso do veículo (se fica em estacionamento, horários de uso, etc.), marca e modelo do automóvel e outros itens que podem ser considerados de risco.
Além desses, também será considerada a cobertura do veículo, ou seja, contra o que o seu carro estará protegido. É importante ressaltar que, quanto maior o risco envolvido e/ou uma cobertura mais completa/ampla, maior será o valor do seguro auto.
4Se eu não gostar da cotação, posso pedir uma nova?
Sim. Sempre que desejar pode solicitar uma nova cotação e, de acordo com as novas coberturas inclusas, ela será diferente da anterior. Por isso é importante que saibamos das suas necessidades para conseguir atendê-las.
5A cotação possui validade?
O valor do seguro pode sofrer alterações a qualquer momento devido às alterações do mercado e, por isso a cotação possui uma validade pequena, que normalmente é de 5 dias corridos, a contar da data da apresentação.
6Por que preciso informar o CPF para fazer cotação?
Para que a seguradora libere as informações, ela precisa verificar o perfil do cliente e a forma de fazer isso é pelo número do CPF. Com ele é possível verificar o histórico de cada um, o que irá influenciar no valor do seguro.
Mas não é preciso se preocupar, com a Mais Seguros as suas informações estarão seguras e serão usadas única e exclusivamente para fazer a cotação.
7Por que preciso informar a Placa/Chassi do veículo para fazer a cotação?
Através da placa, a seguradora tem acesso a todo histórico do veículo (ocorrência de sinistros, passagem em leilões, impedimentos/restrições, multas, etc.) para precificação e aceitação do seguro.
Mas não é preciso se preocupar, com a Mais Seguros as suas informações estarão seguras e serão usadas única e exclusivamente para fazer a cotação.
8Como é feita a contratação do seguro auto?
Depois de fazer a sua cotação e optar pelo melhor seguro é hora de dar andamento a contratação. É preciso solicitar ao corretor que efetive seu seguro através de uma proposta. Nela estarão especificado as coberturas contratadas, dados do segurado/perfil/veículo e a condição de pagamento. Ela será encaminhada para a seguradora para que seja feita a aprovação.
Em muitos casos a seguradora exige que o carro passe por uma vistoria prévia para verificação das condições do veículo.
9Posso usar meu bônus na hora de contratar um seguro auto?
O bônus é uma espécie de premiação que os motoristas que possuem seguro recebem quando não sofrem nenhum sinistro. Esses acumulam com o passar do tempo e quanto maiores eles foram, maior a chance de se conseguir um bom desconto no valor do seguro.
Os bônus podem ser usados na hora de renovar a apólice com a seguradora atual ou qualquer outra do mercado.
10Em quantas vezes posso parcelar o seguro?
Isso vai depender muito de cada seguradora, sendo que a maioria permite o parcelamento em até 10 vezes. Porém é preciso se atentar, pois dependendo do número de parcelas podem ocorrer juros.